História

UNIDADE SOCIAL NOSSA SENHORA APARECIDA – USNSA

Possui Vínculo institucional com a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus e Paróquia Nossa Senhora Aparecida Vila Oliveira.

A Unidade Social Nossa Senhora Aparecida foi inaugurada em 12 de abril de 1971, inicialmente com o nome de Creche da Vila Oliveira. Suas origens históricas estão profundamente vinculadas à condição socioeconômica precária das famílias do bairro, sem qualquer infraestrutura de atendimento à saúde e educação de seus moradores. A Paróquia cedeu o terreno, e senhoras voluntárias iniciaram o trabalho how to lose 40 pounds in 2 months promovendo campanhas, como quermesses, rifas, feijoadas com a finalidade de adquirir os recursos necessários para a instalação da creche. O prédio foi construído em sistema de mutirão, atendia a 14 crianças, sob a responsabilidade das Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus. As pioneiras neste trabalho foram as Irmãs Giocondina Armacolo e Concetta Zeraffa.

A primeira diretoria externa foi formada um ano depois, a qual junto com uma comissão da Igreja e com o Padre local elaboraram o Estatuto da Entidade, com a finalidade de registrá-la e torná-la conhecida junto aos órgãos públicos municipais e estaduais.

Em 1973, a então Creche da Vila Oliveira foi registrada na Secretaria Municipal de Saúde e do Bem Estar Social, já com 50 crianças transformando-se em uma entidade de utilidade pública, municipal e estadual.

Com esse registro, houve a possibilidade de captação de novos recursos financeiros, agora do poder público e, frente à demanda cada vez maior, o número de crianças atendidas aumentava a cada dia.

Em 1978, a creche já atendia 100 crianças de 3 à 12 anos. Essa época também foi marcada pela mudança da nomenclatura de Creche para Unidade Social Nossa Senhora Aparecida, pois a entidade deixava de atender apenas em sistema de creche (3 à 6 anos). Seu atendimento estendia-se até adolescentes de 14 anos de idade.

O trabalho com as crianças a partir do berçário (creche) iniciou-se em 1982, passando desde então a atender em média diariamente 200 crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 à 14 anos.

Em 2000 foi inaugurado o prédio que atende os educandos de 0 à 5 anos, denominado “Centro de Educação Infantil Recanto dos Anjos”, objetivando atendimento qualitativo e de acordo com as necessidades das crianças nessa faixa etária.

Em meados de 2014 a Diretora interna Irmã Maria Micallef conhecida como Irmã Isméria, retornou para Malta, seu país de origem, depois de quase 40 anos à frente da Direção Interna da Instituição. De 2014 à 2015 Irmã Aparecida Pereira Brito assumiu temporariamente a Direção da Instituição. Em 2016 a Irmã Elizabeth Mendes da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus assumiu está função, na qual permanece até a presente data, dando continuidade a este belo trabalho, reconhecido e prestigiado pela comunidade local. 


Missão e Visão

Missão

Garantir a criança e o adolescente, oriundos de classes sociais menos favorecidas, desenvolvimento integral, atendendo também suas respectivas famílias, proporcionando-lhes um ambiente educacional, agradável, através do atendimento social, educacional, espiritual, emocional para que atuem como membros integrantes e transformadores da sociedade, capacitando-os para o pleno exercício da cidadania.

Visão

A Unidade Social Nossa Senhora Aparecida existe para contribuir na garantia e defesa de direitos e na criação de condições e oportunidades, a fim de que as crianças, os adolescentes e suas respectivas famílias possam desenvolver plenamente o potencial humano como elemento de seu auto-empoderamento.


Diretoria


Made with Padlet